• Nathálya Meyer

U M E C T A Ç Ã O: Nutrição Capilar

Atualizado: 1 de Dez de 2018

A umectação é uma nutrição capilar, feita com óleos vegetais, ajudando a recuperar os óleos naturais dos fios, além de repor os nutrientes que perdemos no cotidiano, e pelos danos das químicas,  também combate o frizz e o ressecamento do cabelo

Essa técnica é ótima para ser utilizada nos cabelos cacheados/crespos no geral, pois como eu disse no primeiro post sobre aceitação, esse tipo de cabelo é naturalmente ressecado, já que o óleo produzido pelo couro cabelo não chega até as pontas do cabelo. Além disso ajuda a definir os cachos. 

Para as meninas que tem o cabelo oleoso, não precisam se preocupar. pois essa técnica pode ser utilizada por vocês sem problema algum, o óleo vegetal, diferente do mineral, não impregna no cabelo, além de fazer a lavagem correta, não deixa os fios pesados nem oleosos. 

É de suma importância lembrar que o óleo vegetal deve ser utilizado em qualquer tipo de cabelo, não apenas nos oleosos, não deve-se usar o óleo mineral. 


Minha Experiência:

Eu faço umectação pelo menos uma vez ao mês, mas o ideal para o meu cabelo é uma vez por semana. Da primeira vez já fiquei impressionada com o resultado, é surpreendente, o brilho, a maciez e a definição dos cachos. 

Eu já vi em vários posts pessoas que não gostam passar o óleo no couro cabeludo, e ficam apenas meia hora com o produto no cabelo. Eu gosto de passar bem no couro cabeludo, massageando-o, pois assim, a absorção de nutrientes é feita de forma mais intensa, e o "resultado" final, também é mais eficaz do que quando feito só nas pontas. Dizem também que ao massagear o couro cabeludo, ativa a circulação sanguínea, ajudando no crescimento capilar. Lembrando que com a lavagem correta é possível tirar bem o óleo do couro cabeludo. 

Quanto a meia hora, eu não sei se o cabelo fica realmente bom, e costumo deixar de cinco à seis horas, pode dormir com o óleo no cabelo também, essas horinhas a mais potencializam o resultado. 

Eu já fiz a umectação com vários óleos, o que eu mais gostei foi uma mistura que fiz com óleo de amêndoas, e uma colher de óleo de rícino. 

Abaixo, o passo a passo e dicas de alguns óleos:

A umectação pode ser feita com o cabelo sujo ou limpo, não importa, já que no final você terá que lava-lo. 

Você vai separar o óleo da sua escolha, esquentar uns segundinhos no microondas, ou em banho maria, colocar em um recipiente para uma aplicação mais fácil, separe o cabelo em quatro partes, em seguida vá passando o óleo, e enluvando as mechas, após fazer isso nas quatro partes, passando bem o óleo no cabelo, (se quiser) aplique-o no couro cabeludo e massagei-o. 

Deixe agir no cabelo por quanto tempo quiser, eu recomendo por mais de uma hora, lembrando que, quanto mais o óleo ficar no cabelo, mais eficaz será. 

Passado o tempo de espera, lave o cabelo duas vezes, eu lavo com um shampoo da tresemmé próprio para o meu cabelo e sai super bem o óleo, depois aplique o condicionador e enxágue. Para melhor resultado: lave na água fria, ou morna e deixe secar naturalmente. 


Alguém aí já fez essa técnica? Gostou? Deixe nos comentários sua opinião.

29 visualizações

RECEBA AS NOVIDADES

© O Chá das Quatro

              2018.