• Natalia Izzo de Moraes

R E C E I T A C H O C O T O N E: Super Fácil e Delicioso!

Atualizado: 1 de Mar de 2019


Oie tealovers! Hoje vou ensinar uma receita de chocotone (ou panetone) super fácil e que fica uma delícia, igualzinho chocotone de mercado ~melhor até~ hehe. Eu escolhi o chocotone por que não sou muito chegada na uva passa. E também por que chocolate é beeem mais gostoso, não é mesmo?


Você vai precisar de:


30g de fermento biológico (em barra)

½ xícara (chá) de aguá em temperatura ambiente

3 gemas

100g de margarina sem sal

100g de açúcar

1 colher (sopa) de leite em pó

1 colher (sopa) de glucose

1 colher (chá) essência de panetone

1 colher (café) de sal

500g de farinha de trigo

150ml de água

250g de gotas de chocolate ou frutas cristalizadas


Modo de fazer:


Primeiro você vai precisar preparar a esponja, que vai ter a função de fazer sua massa crescer e ficar bem fofinha. Misture a ½ xícara de água com 30g do fermento biológico e aproximadamente 3 colheres de sopa da quantidade de farinha que você reservou (500g). Tampe essa esponja com um plástico filme e deixa ela descansar por 30min.



Enquanto sua esponja descansa, você vai misturar as gemas, a manteiga, a glucose, a essência de panetone, o leite em pó e o sal. Bata tudo na batedeira ou com um fouet até que esteja tudo bem misturado.

Enquanto você misturava os ingredientes, sua esponja já descansou, dobrou de tamanho e está pronta para ser usada.

Agora você irá adicionar a farinha, o açúcar, a esponja e metade da sua quantidade de água (150ml) e misturar tudo. Você pode usar a batedeira como eu, se tiver uma planetária que aguente sovar massa, mas, caso não tiver, é só sovar ela na mão em uma superfície limpa e enfarinhada, dá super certo também. Conforme for misturando sua massa, se sentir ela muito pesada e seca, vá adicionando o restante da sua água aos poucos.


Ela deverá ficar uniforme, macia, meio pegajosa mas que com facilidade desgruda das mãos.

Incorpore as gotas de chocolate e deixe sua massa descansar por 15min. Agora é só colocar nas forminhas de panetone. Eu escolhi forminhas de 250g (que renderam 5 panetones pequenos), mas você pode fazer um único panetone grande ou vários minis panetones.

Preencha até um pouco menos da metade da forminha com a massa e coloque ela em um lugar quentinho para crescer. Eu gosto de deixar dentro do forno com a luz ligada.

Deixe crescer até chegar a borda da forma. Leve para assar em forno médio (180°C) pré aquecido, por aproximadamente 30min ou até que eles estejam douradinhos em cima.

Agora é só sucesso, comer e aproveitar essa delícia com um cafézinho ou até mesmo no café da manhã!


Ele fica bem macio e molhadinho, yummy!

Espero que vocês tenham gostado dessa receita e tentem fazer em casa. É super fácil e qualquer um pode fazer, não tem como dar errado hehe. Agora me contem, vocês são #teamuvapassa ou #teamsemuvapassa? Eu sou #teamsemuvapassa FO-RE-VER! hahahahah. Deixe seu comentário na foto do chocotone lá no insta do chá pra gente saber sua preferência sobre esse ingrediente ~polêmico~.


82 visualizações

RECEBA AS NOVIDADES

© O Chá das Quatro

              2018.