• Chá

P R O J E T O: Mobiliário Urbano

Estávamos pensando que, como o foco do blog é a arquitetura, seria legal compartilhar com vocês alguns dos trabalhos que fazemos na faculdade, e hoje vamos apresentar o nosso trabalho de mobiliário urbano, feito no semestre passado, pela matéria Projeto de Urbanismo I. 

O primeiro passo do projeto é a busca de precedentes, ou seja, a busca por inspirações para o seu projeto. O precedente não é cópia! Até porque, na arquitetura prezamos muito pela característica individual de cada projeto, e de cada projetista. 


Segue abaixo os precedentes escolhidos para o nosso projeto:

Material escolhido:

O material escolhido por nós para dar identidade aos nossos mobiliários foi o tijolo de solo cimento, pois é um tijolo ecológico, de baixo custo e além disso, ele valoriza a cultura sul mato-grossense. Pode-se notar que em todos os mobiliários o tijolo de solo cimento está presente.

O Projeto:

Os bancos foram estilizados de forma que permitissem uma maior interação do mobiliário com o ambiente. Escolhemos a madeira para compor o mobiliário pois, ela harmoniza com a rusticidade do tijolo de solo cimento e possui má condutibilidade térmica; O tijolo de solo cimento foi utilizado como a base dos bancos.  Na lixeira optamos pelo concreto por sua  resistência e durabilidade, além da propriedade plástica do material. Utilizamos também o aço escovado na cor preta, aplicado na alça do coletor. Esse material foi escolhido por questões estéticas. Abaixo podemos ver o tijolo de solo cimento, como suporte para o corpo de concreto.

No ponto de ônibus também utilizamos o tijolo de solo cimento como base, juntamente com o concreto aparente para a estrutura, e a madeira que foi utilizada para compor os assentos, trazendo rusticidade e a coluna com elementos vazados de aço escovado, foi escolhida por fins estéticos.

Na banca comercial, optamos por uma estrutura de concreto aparente, pela sua excelente plasticidade, economia, além de harmonizar com os outros materiais escolhidos, como o vidro, e o aço escovado aplicado nas colunas de elementos vazados, que servem para ventilação e estiticidade.

Esse foi nosso projeto, esperamos que tenham gostado!  Deixe seu comentário se você gostou do post ♥


17 visualizações

RECEBA AS NOVIDADES

© O Chá das Quatro

              2018.