• Chá

M A D E I R A: Na Decoração

Atualizado: 1 de Dez de 2018

HISTÓRIA DA MADEIRA

Os primatas, nossos antecessores, utilizavam-se das árvores como moradia. Estas os abrigavam o suficiente, porém as grutas ou as moradas construídas se tornaram mais eficientes para os moradores. Nestes tempos a madeira já era utilizada como material de construção, e foi então que o ser humano viu neste elemento uma fonte de intermináveis aptidões.

Por ser muito fácil de trabalhar, a madeira logo começou a ser utilizada apara a fabricação de utensílios domésticos, de trabalho, e até mesmo os móveis, e assim ganhou o gosto de todos.

Ademais, tanto na arquitetura quando no design o uso da madeira foi crescendo, e hoje é um material muito tradicional no meio, por sua facilidade de composição de cores e texturas com outros materiais. Além disso, a madeira tem excelente isolamento térmico e acústico, ótima resistência e longa durabilidade, e ainda nos proporciona uma proximidade com a natureza.

Com sua grande versatilidade, a madeira permite que seja usada em pisos, forros, portas, janelas, revestimentos de parede, moveis e objetos de decoração.

Atualmente, designers de interiores e arquitetos, contam com uma variedade muito vasta para cada situação. A madeira é um material sem restrições, desde que bem utilizada, não há projetos nos quais seu uso não seja indicado.


MADEIRA NA DECORAÇÃO

Não existe uma regra que defina quais são os tipos de madeira mais usuais em arquitetura e decoração, tudo depende do projeto, de forma geral, e da proposta do espaço. Sua natural neutralidade se adapta muito bem a qualquer estilo de ambiente.

Muito usada em móveis e nos pisos, a madeira também vem ganhando espaço em outros ângulos da casa, dando um toque especial aos mais diversos ambientes.

Existem diversas combinações possíveis para a madeira, como o uso de pedra, vidro, laca, aço inox, aço escovado e até mesmo o dourado. Na hora de combinar dois tipos de madeira, a dica é consultar um profissional para não errar.

Muitos arquitetos e decoradores incluem madeira nos projetos e confirmam a sofisticação que ela traz para os ambientes. Mas outro motivo, sem dúvidas, é o aconchego que a madeira proporciona. A matéria-prima é um tipo de isolante térmico que mantém o espaço com temperatura confortável, além de reforçar o contato com a natureza.

Outra queridinha da decoração com madeira são as de demolição. Ela revolucionou a decoração nos últimos anos, dando ar charmoso para os ambientes que ficaram cheios de personalidade. A tendência faz tanto sucesso, que alguns acessórios e móveis estão aparecendo com aspecto “velhinho” para fazer jus ao estilo da vez.

Além de móveis e revestimentos, o uso da madeira pode ser visto em objetos de uso cotidiano. São acessórios que dão requinte ao ambiente e ajudam na composição de uma decoração aconchegante.

Abaixo, temos algumas das madeiras mais utilizadas na decoração, e possíveis tipo de paginação desta.



REVESTIMENTO

Na marcenaria decorativa o uso de painéis de madeira como revestimento é uma solução prática e sofisticada. ascendo muitas vezes de ideias como esconder uma porta ou embutir uma prateleira acabam tornando-se o protagonista daquele ambiente. Outra forma de usar a madeira são nos projetos de móveis de marcenaria, os painéis de madeira se transformaram em uma ótima alternativa para esconder tomadas, passar cabos e ajustar alguns defeitos das paredes de ambientes como: home theather, suíte master e home offices, trazendo resultados surpreendentes.


PAREDE

Quanto aos revestimentos em madeira, a especialista avisa que todos os ambientes comportam, até mesmo em área molhada. Para cada tipo de ambiente, existe um tipo de madeira. É bom checar isso para não ter problemas depois, como a umidade.

Uma solução que vem sendo usada é criar a sensação de unidade, "virando" a parede, usando o mesmo tom no chão e em alguma parede da casa. Por a madeira ser um material nobre em construção, principalmente na parte de decoração. Pode ser usada em tudo.

Uma das tendências de decoração é o revestimento de parede e, a madeira se destaca entre os materiais que podem ser utilizados. Vale repetir aqui que a madeira é altamente resistente, simples de manusear e tem longa duração. Mas ela também ajuda a manter climatização agradável e dá ar natural para a decoração. Existe uma série de estilos, cores e texturas para a decoração com madeira em revestimentos.

Este tipo de revestimento de madeira para paredes pode ser utilizado sem problemas também em demais cantos da casa, como no banheiro e claro no nosso quarto, é incrível como esse tipo de revestimento fica tão bonito no quarto, principalmente atrás da cabeceira da cama.


Parede Externa

O revestimento de madeira para parede externa é utilizado muitas vezes na frente da fachada de sua casa, apenas próximo à janela, ou uma faixa na parede da frente para dar um destaque, alguns optam por fechar a parede externa toda com revestimento de madeira para poder acrescentar alguns outros objetos decorativos.

Parede Interna

O revestimento de madeira para parede interna pode ser utilizado em várias partes da casa como, por exemplo, revestimento de madeira para parede da sala, ao invés de optar pela velha e tradicional estante, que vem sendo substituída por esses revestimentos de madeira para parede, os televisores ficam centralizados nestas paredes, combinando bastante com o restante da casa, ainda mais se o chão for de piso laminado.

PISO

Os pisos de madeira existem há muito tempo e sempre foram sinônimos de elegância. Eles caem bem em qualquer parte da casa: salas de estar, jantar, quartos, varandas, home offices, etc. Em geral, os ambientes com piso de madeira costumam ser mais iluminados, em relação a outros tipos de piso, sem falar que eles dispensam grandes investimentos em acessórios de decoração, já que eles podem ser o item principal da decoração.

ESQUADRIAS

A grande vantagem ao optar pela madeira é a versatilidade apresentada por esse material, geralmente as esquadrias de madeira são muito belas. É possível montar várias esquadrias com diferentes tipos de madeira, além disso, esse material possibilita a montagem personalizada, pois sua característica principal é o fácil manuseio, adequando-se facilmente as medidas desejadas e ao gosto do proprietário.

Para a construção de portas e janelas, as madeiras mais prestigiadas são itaúba e jatobá. Também é importante considerar um tratamento anti-pragas para a madeira ou escolher um tipo mais resistente a pragas e a umidade, geralmente as mais duras, como as madeiras de lei, porém, deve-se sempre atentar para selos e permissões tanto referentes à extração quanto à comercialização e na dúvida, entre em contato com os órgãos competentes (IBAMA ou secretaria do meio ambiente do seu Estado).

O mais recomendado, antes de escolher a madeira ideal para sua esquadria, consulte um especialista sobre qual será a melhor opção dentre os diferentes tipos de madeira disponíveis no mercado. É importante ressaltar que por ser um material natural, a madeira está sujeita às alterações climáticas como a chuva e a umidade, e que podem danificar a esquadria tanto com rachaduras quanto com o apodrecimento de todo o material.

A qualidade de uma esquadria e seu funcionamento perfeito depende de uma colocação bem ajustada e da utilização cuidadosa das ferramentas, evitando danificar a madeira durante o ajuste. Sua durabilidade depende, além dos cuidados básicos durante sua vida útil, do tipo de madeira e suas características intrínsecas.


Algumas outras vantagens da utilização da madeira nas esquadrias são:

- A madeira é sofisticada, pois seu acabamento pode preservar cores e texturas naturais ou receber pinturas dos mais variados estilos.

- Diversos vernizes, nacionais ou importados, proporcionam um acabamento finíssimo e de alta durabilidade.

- Portas e janelas de madeira possibilitam a utilização das mais variadas técnicas de pintura.

- Muitas opções de modelos e personalização.

- Excelente conforto ao toque.

- Segurança. A madeira é muito resistente e a instalação de grades de aço é possível.

- Opção de usar vidros ou não, em determinados modelos.

- Fácil manutenção.

- Bom isolamento térmico e acústico quando fabricadas com as especificações e materiais corretos.

MÓVEIS

Os móveis de madeira são sempre um atrativo e um diferencial na decoração dos ambientes, combinando com todos os estilos de decoração, vernacular, colonial, rústico, moderno, eclético, vintage, moderno e contemporâneo. Além disto, da resistência e durabilidade, a madeira, por ser um material natural, apresenta qualidades materiais e estéticas únicas e vantagens ambientais, pois a madeira é um material inesgotável, quando consideramos sua procedência de áreas de reflorestamento, e impacta significativamente menos o meio ambiente comparada com materiais como o aço, o vidro ou o concreto, que demandam muita energia para sua produção. 

Portanto, existem muitas razões para a difusão do uso de móveis de madeira na decoração. Eles são sempre elementos marcantes, utilizados individualmente ou combinados com outros móveis de mesma materialidade.

Móveis de madeira também são utilizados há muito tempo para decorar. Mas atualmente eles têm sido ainda mais utilizados, devido ao estilo rústico em alta. A melhor parte é que os modelos de madeira crua ficam ótimos com qualquer composição, cores e acessórios. Móveis tingidos de branco ou preto são outras opções interessantes já que são cores neutras e fáceis de harmonizar. Já para quem prefere ambientes mais alegres, existem vários móveis e acessórios de madeira que levam cores mais quentes.

ACESSÓRIOS

Um dos pontos importantes na decoração de uma casa são os objetos decorativos, como quadros, vasos e demais enfeites, estes objetos decorativos enriquecem o ambiente, o que vem sendo de fato bastante utilizado na maioria das casas atuais.

 O que acharam? Investiriam na madeira como decoração?

20 visualizações

RECEBA AS NOVIDADES

© O Chá das Quatro

              2018.