• Luana Machado

D E C O R: Estilo Escandinavo

Atualizado: 1 de Dez de 2018


Cores neutras? Estilo básico, minimalista e moderno? Esse é o estilo escandinavo!

Típico de países nórdicos; Que são aqueles que se encontram ao norte da Europa (Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca), ele surgiu no século XX e propõe simplicidade e conforto unidos à elegância.

Como o inverno nesses países é longo e escuro, as pessoas procuram formas de aproveitar e maximizar a luz durante todo o ano. Assim, usando cores neutras nas paredes, nos tetos e nos pisos (originais ou pintados).

Os excessos são dispensados, tendo a simplicidade como um dos pontos fortes da proposta. Móveis funcionais, peças de madeira clara, itens compactos e espaço livre para a circulação. 

Outra característica bastante presente neste tipo de decoração é a iluminação natural, com janelões e cortinas leves, ou as luzes artificiais, sempre priorizando as brancas e potentes.

Esse estilo é ideal para espaços pequenos, pois assim como nos países nórdicos, tem-se a alusão a sensação de amplitude interligada ao aconchego.

Abaixo, uma listagem simbólica de alguns elementos principais da decoração escandinava.


Madeira

Presente nos móveis, em revestimentos e objetos espalhados pela casa, a madeira cria a sensação de aconchego ao redor da composição neutra. Pode aparecer envernizada ou branca com o pinho, acre, faia ou carvalho. 

Tecidos naturais

Utilizados para quebrar a “frieza” de um ambiente onde o branco predomina tanto nas paredes, quanto no piso e na mobília, a lã, o linho, o algodão e as peles surgem principalmente em forma de mantas no sofá, poltronas ou cadeiras.

Plantas silvestres

Em forma de flores, galhos ou folhagens, as plantas são elemento obrigatório para dar aquele ar de renovação ao ambiente e energia com o toque da natureza. Pequenas árvores como carvalhos e oliveiras, arranjos ou folhas secas são os tipos mais usuais.

Luminárias

A luminosidade faz parte do conceito que rege o estilo escandinavo. Pode ser amplamente explorada em todos os ambientes, inclusive em cores fortes ou com os fios à mostra para dar um toque moderno.

Quadros

Os quadros dispensam a parede neste tipo de decoração. A forma mais comum é colocá-los encostados no chão, mas se você é adepto do bom e velho prego, pode criar composições misturando molduras em preto e branco.


Dica: para romper com a monotonia do ambiente vale apostar em quadros, fotografias, livros, plantas ou acessórios coloridos. A composição traz vida, aconchego e conforto.

E você, conhecia o estilo escandinavo? Vai incorporar na sua decoração? Conta pra gente!

17 visualizações

RECEBA AS NOVIDADES

© O Chá das Quatro

              2018.