• Luana Machado

A R Q U I T E T U R A: Tijolinho Aparente

Atualizado: 9 de Set de 2018

Charme, beleza e textura única são só alguns dos atrativos do tijolinho aparente. Arquitetonicamente falando, ele tem excelente resistência e ótima durabilidade. Além disso, bom conforto térmico e acústico. É um material com muita versatilidade, que pode ser usado como estrutura e/ou acabamento, e o melhor, nunca sai de moda.

Os acabamentos também variam muito. Abaixo, selecionei alguns pra se inspirarem.


Natural: Apenas impermeabilizado, o revestimento de tijolinho é mantido na cor original sem caiação ou pintura. O material é deixado como ele realmente é.


Patinado: O revestimento de tijolinho é pintado e depois lixado e impermeabilizado. Como a patina nos móveis, esse tipo de cobertura sobre o revestimento dá a impressão de uma camada leve de tinta que não cobriu perfeitamente a superfície.


Demolição: A parede de tijolinho fica com aspecto envelhecido depois de retirado o reboco da parede. Como o próprio nome já diz, esse tipo de tijolo costuma ser encontrado na demolição de casas e fábricas antigas.

Pintado: A parede é pintada por completo e não recebe lixamento. Boa opção para quem gosta da textura, mas não da cor dos tijolos.

Mesclado: Tijolos em diversos tons conferem um efeito salpicado às paredes. Eles podem ser mesclados, alguns mais avermelhados e outros em tons mais claros, por exemplo.

Após definido o acabamento, a cor e o tamanho do tijolo, é importante definir como o material será aplicado na sua parede. O assentamento deve ser feito com areia peneirada para que as pedrinhas não interfiram no acabamento. As juntas podem ser de três tipos:

Junta cheia: o rejunte fica nivelado com o tijolo, criando uma superfície plana.

Junta frisada: retira-se a massa entre os tijolos, criando uma pequena profundidade entre as peças.

Junta seca: no assentamento de tijolinho com junta seca a argamassa não fica aparente.


Dica do Chá:

Escolheu o seu preferido, deu uma cara nova no seu ambiente, e agora? Como fazer para manter sua nova parede sempre bonita e fácil de limpar? Vernizes, silicone e resinas são usados para proteger os tijolos, impedindo com que os pozinhos sujem seu ambiente e conservando o material longe da umidade.


E você, já teve alguma experiência com o tijolinho aparente? Como prefere? Conta pra gente.

2 visualizações

RECEBA AS NOVIDADES

© O Chá das Quatro

              2018.