• Nathálya Meyer

A R Q U I T E T U R A: Cimento Queimado

Atualizado: 1 de Dez de 2018

O cimento queimado é feito com uma mistura de argamassa, cimento, areia e água. O que o diferencia dos pisos cimentados, é o ato de "queimá-lo", isto é: jogar pó de cimento sobre o piso enquanto ainda estiver mole e úmido. Em seguida, a superfície deve ser desempenada, com uma desempenadeira de aço, deixando o piso bem liso e nivelado.

É um dos pisos mais utilizados aqui no Brasil, por conta do seu baixo custo, durabilidade, já que sua limpeza e manutenção são simples, e flexibilidade, pois pode ser usado em vários ambientes, ficar exposto a lugares com água, e sua lavagem é apenas água e sabão neutro, podendo ser utilizada também ceras liquidas para a finalização.  

O piso de cimento queimado dá o aspecto de ampliar o ambiente, além de possibilidade de colori-lo com corantes, além de poder ser aproximado da cor branca, sendo feito com cimento branco. 



Desvantagens: Deve ser evitado seu uso em áreas como o banheiro, já que molhado o piso fica muito escorregadio, além dos quartos, pois são pisos frios, e o que torna o quarto ainda mais gelado no inverno. 

Aplicação especializada também é uma desvantagem desse piso, já que o profissional tem que se preocupar com o nivelamento do piso, além do cuidado com as trincas, que também fazem parte das desvantagens desse piso. As trincas acontecem porque ele vai dilatar e contrair todos os dias, ocasionando pequenas fissuras, ou grandes trincas que comprometem a resistência e durabilidade do material. Há aditivos que misturados com a argamassa, trazem mais resistência ao piso, além das juntas, que devem ser utilizadas a cada dois metros, para que o piso fique intacto ou o mais próximo a isso. 

Eai, o que acharam? Conta pra gente =)

7 visualizações

RECEBA AS NOVIDADES

© O Chá das Quatro

              2018.